Emerson Alecrim

O ponto de vista de um alecrim que não é dourado


As aventuras de TinTin

13 comentários

expressei uma vez o quanto gosto dos clássicos desenhos da TV Cultura (TVE em alguns lugares). Um que não citei, mas que foi igualmente marcante é TinTin, ou melhor, As Aventuras de TinTin. O desenho, na verdade, é um clássico dos quadrinhos e teve sua origem na Bélgica, em janeiro de 1929, pela mente criativa de Hergé (Georges Rémi). Os livros de TinTin são vendidos até hoje, inclusive no Brasil, pena serem tão caros.

Comecei a gostar do desenho logo de cara, na abertura. Esta toca uma música fabulosa e empolgante, tanto que por meio dela tomei gosto por canções que contam com a participação de orquestras. Quando os episódios começavam pra valer, percebia que a bela música era mais do que adequada. Com personagens carismáticos, não tinha como não gostar. A começar com o próprio TinTin, um jornalista inteligente e que vive se metendo em enrascadas para solucionar algum crime ou mistério. Ele é acompanhado de seu inseparável cão, o esperto Milu.

TinTin

TinTin tem como amigo o Capitão Haddock, que caiu na graça de muita gente por seus hilariantes jargões e xingamentos, como “por mil macacos”, “parasita”, “com mil milhões de raios e trovões”, “sua ameba”, “marujos de água doce”, entre outros. É chegado numa bebida, fica irritado rápido, mas é companheiro fiel de TinTin.

Tem também os detetives gêmeos Dupont e Dupond. Quer dizer, eles têm a mesma aparência, usam roupas iguais, falam do mesmo jeito, mas negam que sejam irmãos, hehehe. São muito atrapalhados, mas têm TinTin em alta conta, principalmente porque ele é que resolve todos os crimes. Ah, a dupla também está sempre à disposição para ajudá-lo, porém deveria ser o contrário, né? Tem ainda o Professor Girassol, meio esquisito, mas com invenções que sempre ajudam TinTin.

As histórias de TinTin são fantásticas e agradam a todas as idades. Quem pôde acompanhar o desenho na infância teve muita sorte. Se não conhece ou quer matar as saudades, dê uma olhada no vídeo abaixo, que mostra a abertura do desenho. Se preferir, clique aqui para baixar alguns episódios (link acessado em agosto de 2006). Pena não fazerem mais desenhos como esse…

Ao som de “Tema de abertura de TinTin” (eu adoro essa música!).

Escrivinhado por Emerson Alecrim

14/8/2006 - 3:28

Postado em Entretenimento

13 comentários para 'As aventuras de TinTin'

  1. Li MUITOS livros dessa peça rara!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que saudade! Como me matava de rir…
    Bem como li muitos do Asterix, igualmente incríveis!
    Abraço forte, e obrigado pela ótima lembrança… Irei a SP neste fim-de-semana, e decerto irei fuçar na biblioteca.

    José Marcos

    15/8/2006 - 2:32

  2. Tenho curiosidade pelos livros mas nunca cheguei a ler… quanto aos desenhos eu sempre assistia também. Tanto que cada ninhada de cachorrinhos lá de casa um cãozinho era sempre chamado de Milu. :)
    Beijos Emerson, brigada pela força no meu blog.

    Aline

    15/8/2006 - 15:40

  3. E´irmão vc tem bom gosto mesmo…Uma raridade Tin tin lembra tb dos anos incriveis uma serie fantastica..

    Amigo li seu artigo sobre biometria … Fiquei curioso neste assunto adoraria fazer o meu tcc sobre a biometria vc poderia me indicar um site ou um livro bom sobre o assunto…Estou pensando como a “senha do futuro”
    substituir os cartões magneticos …As barreiras socias e culturais são muito complicadas

    meu email kaetano_2004@ig.com.br mande como tcc-biometria ..

    Muito obrigado !!! E sucesso profissonal

    kaetano

    18/8/2006 - 7:16

  4. O autor deste blog tem excelente gosto. Parabéns.

    Rubens Bulad

    15/9/2006 - 1:40

  5. Pow meu amigo !!! gostei do seu trabalho e assim como vc eu tbm sou Fã do TinTin, Obrigado mesmo, ja nao sabia aonde procurar esses Espisodios OHH !!

    Deixa eu Ir, kalker coisa me responde, o seu site ja ta nos favoritos !!!

    Patricio Alves

    20/9/2006 - 8:17

  6. na moral tintin é muito bom keria q passasse dinovo um otimo desenho

    Glaucio

    11/12/2007 - 23:47

  7. Essa música é simplesmente fantástica. Sequer um dia eu perdia essa abertura! Gostava mto desse desenho e qdo se acabou, foi realmente doloroso. Obrigado por essa boa lembrança, meu chapa!

    Vitor

    25/12/2007 - 17:27

  8. Olá senhores, vejo que tem mais pessoas que gostão das as aventuras de TIN TIN. Bom, estou querendo baixa esse desenho, mais esta dificil gosto de mais das aventiras dele, poriso gostaria de baixa pra mim assistir e guardar para que sempre que quise assistir.
    Um guarnde abraço a todos.

    Navflu

    27/8/2008 - 18:48

  9. Também gosto muito deste desenho. Gostaria de dicas do pessoal que gosta deste desenho, gostaria de assistir um desenho compatível com esse. Se alguém conhece por favor me passe a referência por e-mail

    ejsbr(arroba)yahoo.com.br

    Eduardo

    16/12/2008 - 14:23

  10. Na biblioteca do mesanino da estação da luz tem os livros das aventuras de tintin.

    Wagner Ribeiro

    19/4/2009 - 16:05

  11. Esse desenho também representa grande parte da minha infância.
    saudades d+..
    Gostava muito daquela música que tocava no final de cada episódio.. se alguém souber o nome dela, ou da orquestra, me fale por favor..
    abraço

    Guilherme Agusto

    19/6/2009 - 22:35

  12. […] assim como TinTin, faz parte da imensa lista de desenhos e animações da TV Cultura que alegraram a infância de […]

  13. Amei pois mostra a história completa do inicio,q eu ñ sabi parabéns!

    Fabiana sousa

    28/1/2010 - 3:18

Comentar