Emerson Alecrim

O ponto de vista de um alecrim que não é dourado


O Parque do Lago Azul

20 comentários

No último fim de semana, estive com meu irmão na cidade de Campo Mourão – PR, para visitar familiares. Além dos passeios pela cidade (que é muito bonita), dos jantares e de toda a diversão que nos foi oferecida, fizemos uma trilha no Parque do Lago Azul, um lugar que, segundo o namorado da minha prima (o responsável pela idéia do passeio), nem 10% dos moradores da região conhecem. Não sabem o que estão perdendo!

O Parque Estadual do Lago Azul, localizado entre Campo Mourão e Luiziana, é uma extensa área de preservação ambiental e conta com diversas espécies de árvores, plantas e animais. Além disso, o local é cortado por rios, que cortejam o ambiente com quedas d’água e cachoeiras muito bonitas. No parque há ainda um fator histórico que muitos dali desconhecem: a área contém parte da primeira usina hidrelétrica de Campo Mourão, uma das responsáveis pela fundação da cidade.

Parque do Lago Azul

A trilha que fizemos tem cerca de 3,5 km. Além de curtimos a paisagem, também tivemos a oportunidade de conhecer espécies de árvores e plantas, algumas bem perigosas. Os guias também nos instruíram sobre como andar na mata com segurança para evitar picadas de cobras, quedas e problemas causados por plantas que fazem mal ao ser humano. Quase uma aula de sobrevivência na selva!

Logo quando entramos na mata, um leve susto: ouvimos barulhos ao nosso redor, mas rapidamente um dos guias descobriu que se tratava de um lagarto. Aqui, uma constatação triste: um dos guias que estavam conosco (que, por sinal, é biólogo), disse que esses animais estão indo para a estrada para absorver calor do sol. O asfalto é ótimo para isso, mas os lagartos não têm noção do perigo e muitos acabam morrendo atropelados.

Não conseguimos ver outros animais, mesmo porque a maioria deles é de atividade noturna, mas na sede do lugar tinha umas amostras interessantes. A que mais me chamou a atenção foi a de um besouro enorme, maior que um filhote de rato. Segundo um dos guias, não é difícil encontrar esse inseto na mata, embora não tenhamos tido essa sorte.

Parque do Lago Azul

Além da parte educativa, a trilha também rendeu muitas risadas. Como “caipiras da cidade grande”, provamos com tombos, escorregões, tropeções e enroscões em galhos, o quão ignorantes somos em lidar com a natureza. Ali, se não andarmos juntos, o risco de alguém se perder é grande, mesmo seguindo a trilha. Não é por menos: quem não é acostumado com a mata se desorienta facilmente.

A trilha oferece aprendizado, diversão e boas razões para cuidarmos bem na natureza. Esse último aspecto é levado tão a sério por lá, que um dos guias teve que nos abandonar para coibir a ação de pescadores ilegais que estavam nas proximidades. Do Parque não é permitido nem mesmo arrancar uma muda de planta. Também fomos orientados a manter o máximo de discrição ao ver um animal. Como disse um dos guias, “estamos no território deles, temos que respeitá-los”.

O que é uma pena é o fato de tão poucas pessoas conhecerem o lugar. O Parque do Lago Azul tem segurança, é bem cuidado, os guias são atenciosos, as paisagens e quedas d’água são muito bonitas, e isso tudo é oferecido de graça, basta ir lá.

Se qualquer dia você estiver no Paraná (ou se você mora nesse estado), faça um esforço para visitar o local, pois vale a pena. Campo Mourão está a cerca de uma hora de Maringá e a duas horas e meia de Londrina. Não é difícil chegar lá. Vá enquanto puder, porque sabe-se lá até quando essa área vai existir…

Quer uma amostra? Veja as fotos que tirei aqui. T+!

Parque do Lago Azul

Ao som de The Shaman – Fairy Tale.

Escrivinhado por Emerson Alecrim

18/10/2006 - 15:16

Postado em Interessante

20 comentários para 'O Parque do Lago Azul'

  1. Adoro verde, passeios bucólicos e fotografias de paisagens.
    Por mim, viveria viajando, conhecendo lugares do tipo e tirando fotos e mais fotos.Amo. *-*~~

    Taí um lugar que eu bem gostaria de conhecer…

    ;**

    Biolas :)

    19/10/2006 - 13:07

  2. Tem um lagarto desse aqui onde eu trabalho. Mas eu ando vacilando e não tiro foto. EU prometo que vou tirar uma bem de perto!

    Alini

    20/10/2006 - 17:17

  3. Aparentemente o lugar parecido lindo e não duvidei disso em momento algum.
    Me monstra um dia? ;)
    Saudade de passear por lugares do tipo…

    Katia

    23/10/2006 - 0:04

  4. Hehehe ainda esperando a atualização.

    Dessa vez, fui ver o link das fotos, e cada vez que olho acho mais perfeito. *-*~~

    Biolas :)

    23/10/2006 - 21:04

  5. De repente, não acho que seja tão ruim a idéia que pouca gente conheça esse lugar. ;)

    Aline

    24/10/2006 - 14:06

  6. eu achei muito bonito, eu tambem achei muito interessante,so acho que as pessoas devem valorizar este lugar , porque antes la era muito mais bonito, ao redor d o lago era limpinho ,so que hoje o lago ficou muito feio cheio de mato ao redor , as estradas estao pessimas ,cheio de buraco enormes pre cisa ver esta horrivel ,venha conferir. muito obrigado pela sua atençao ok . me descupe mas e a pura verdade. tchal beijos e abraços…

    karita nayene p. pinto

    26/1/2007 - 19:40

  7. vcs passam coisas interesantes pra caramba valeu grças a vcs eu realizei minhas pesquisas falow

    luiz felipe costa oliveira

    16/4/2007 - 15:03

  8. eu quero conhecer lagoa azul com a minha mae
    queremos comemorar o meu aniverssario em bonitos
    que ceria maravinlhoso passar as ferias em mato grosso do sul

    andre

    25/5/2007 - 17:06

  9. olha soh que interessante…
    sou de sampa e moro em campo mourão a 4 anos..
    faço estagio no parque…rsrsrsr
    sou guia…
    e estava procurando informações do mesmona net..
    e achei esse blog…
    mto legal ver q pessoas d sampa fizeram a trilha…e estão divulgando..
    e realmente…a amaioria dos moradores de CM naum conhecem..
    mas eh isso ai..
    da proxima vez q voltarem aki…visitem dinvo…
    t+

    Larissa

    5/7/2007 - 0:16

  10. Olá Larissa,

    Obrigado pelo comentário. Gostei de saber que você está estagiando no Parque do Lago Azul. Eu adorei o lugar e pretendo voltar mais vezes. É uma pena que poucas pessoas conheçam as maravilhas do lugar. Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    Emerson Alecrim

    5/7/2007 - 11:11

  11. Bom….eu sou jornalista.
    Estou para lá agora fazer uma matéria. Ao pesquisar sobre o assunto no google acabei encontrando este texto.
    E posso dizer com certeza que se eu estava meio desanimada de trabalhar no domingo a tarde de muito sol,acabei de mudar de idéia.
    Pelas suas palavras acredito que o passeio e reportagem vai valer….
    Bom…to indo para lá daki a poucos minutos. Espero aproveitar a paisagem e natureza…Já que nas fotos o lugar é realmente maravilhoso.

    Samara

    17/2/2008 - 13:40

  12. EU JÁ MOREI EM CAMPO MOURÃO E ADORAVA IR NO PARQUE DO LAGO E NO BOSQUE ESTOU NO ULTIMO SEMESTRE DE BIOLOGIA APROVEITE QUEM ESTÁ AÍ NO PARANÁ VISITE OQUE É DE MARAVILHOSO NESTE LUGAR EXPLORE À NATUREZA

    JOCELÉIA

    14/3/2008 - 23:51

  13. o parque do lago azul que ja foi uma grande paisagem hoje eta totalmente descuidado, o mato esta tomando conta do lago e falta de consiencia das pessoas que la visitam.

    pablo

    8/8/2008 - 11:31

  14. eu moro em campo mourão, e vou no lago azul hoje ^^
    antigamente, o parque era bem visitado, mas dai, falaram na radio que o parque tinha fechado para o publico(nao sei se aconteceu de fato), o que importa é que hoje, o parque é
    M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O

    karise

    1/2/2009 - 16:17

  15. Olá gostaria de saber se alguem tem o endereço do site do parque?
    Obrigada.

    Thaise

    11/3/2009 - 21:37

  16. Ola, sou um dos guias do parque, é uma satisfação trabalhar neste lugar, ao contrário que Pablo diz a cima, o Parque Estadual do Lago Azul (PELA) não esta de maneira alguma descuidado, uma equipe de 9 funcionários cuidam diariamente da limpeza do parque, e as pessoas que o visita são muito bem orientados a não abandonar lixo meio a mata.
    Assim como inúmeras Unidades de Conservação espalhadas pelo mundo, o PELA é de fundamental importância para a manutenção da vida e o desenvolvimento sustentável.
    Espero que assim como eu, todos zelem por nossos ecossistemas.

    Icaro

    9/1/2010 - 21:57

  17. nossa e muito lindo

    karina

    23/3/2010 - 15:28

  18. muito legal

    karina

    23/3/2010 - 15:29

  19. Eu também móro na cidade de Luiziana e gostei muito do parque na ultima vez quando eu visitei foi muito bom e eu recomendo para quem não conhece, ir um dia visitar pois vcs não vão se arrepender pois é um lugar muito especial para caminhar e desfrutar das belezas naturais.Eu gostei tanto do lugar que eu espero um dia poder trabalhar neste local…

  20. eu fui quarta feira agradeço pelo paceio que eu fis com a escola municipal urupes emsino fundamental

    geovana

    19/5/2011 - 23:53

Comentar